Pente-fino no BPC: como saber se preciso atualizar meu cadastro?

Por Ítalo Quintino, 12/08/2024 às 10h34

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a convocar as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e precisam se inscrever ou atualizar seus dados. O processo faz parte de um pente-fino do benefício anunciado pelo governo federal. No fim de julho, foram publicadas regras mais rígidas para concessão e revisão do BPC.

Segundo as normas, aqueles que recebem o BPC e não estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e não atualizaram o cadastro no INSS nos últimos quatro anos terão que atualizar os dados:

  • Em 45 dias, se morarem em uma cidade de até 50 mil habitantes;
  • Em 90 dias, se morarem em cidades maiores.

O CadÚnico é o principal instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o próprio BPC.

 

Como saber se preciso atualizar meu cadastro?

O INSS disponibilizou no aplicativo e no site “Meu INSS” a opção para que as pessoas possam conferir se terão que se inscrever ou atualizar o CadÚnico.

Para a consulta, não são necessários login e senha: basta usar o número do CPF.

Caso a pessoa do CPF informado precise atualizar o cadastro para manter o BPC, ela será orientada a procurar pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município.