INSS Faz Operação ‘Pente-Fino’
Por Ítalo Quintino 28/06/2024 10h44
Atualmente, a Previdência Social paga quase 40 milhões de benefícios, conforme dados oficiais, dos quais cerca de 33 milhões são previdenciários. E todas essas pessoas devem estar atentas a um procedimento regular: o pente-fino INSS.
Pente-fino nos benefícios
A revisão de cadastros será um dos focos iniciais da agenda de contenção de gastos do governo. O objetivo é excluir beneficiários que recebem o auxílio indevidamente.
Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, assegurou que o pente-fino será “cirúrgico”, convocando apenas os beneficiários que mostrem provas de irregularidades.
Em vez de uma corrida maciça às agências do INSS, a auditoria começará pelo auxílio-doença e posteriormente envolverá o Seguro Defeso e o BPC, utilizando bancos de dados de estados e prefeituras para verificar os benefícios.
Fique alerta
A operação tem o objetivo de verificar quais segurados não precisam mais do benefício que recebem. Assim, neste ano, alguns beneficiados devem ser convocados para realizarem novas perícias.
Quando houver a convocação do beneficiado, ele deve comparecer até a perícia e comprovar com documentos que ainda precisa receber o benefício. Caso a pessoa deixe de comparecer, ela está sujeita a perder o mesmo.